Papo Sério Com Madame Jollie: Dislexia


O que é?

É uma dificuldade primária do aprendizado abrangendo: leitura, escrita, e
 soletração  ou uma combinação de duas ou três destas dificuldades.
Caracteriza-se por alterações quantitativas e qualitativas, total ou
parcialmente irreversíveis . É o distúrbio (ou transtorno) 
do aprendizado mais freqüentemente identificado na sala de aula. Está
relacionado, diretamente, à reprovação escolar, sendo causa de 15 % das
 reprovações. Em nosso meio, entre alunos das séries iniciais (escolas regulares)
 têm sido identificados problemas  em cerca de 8 %. Estima-se que a dislexia
atinja 10 a 15 % da população mundial

Quem pode ser afetado?

A dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, 
condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela pode atingir igualmente
 pessoas das raças branca, negra ou amarela, ricas e pobres, famosas
ou anônimas, pessoas  inteligentes ou aquelas mais limitadas.


Qual a causa?


A dislexia tem sido relacionada a fatores genéticos, acometendo pacientes que
 tenham familiares com problemas fonológicos, mesmo que não apresentem
 dislexia. As alterações ocorreriam em um gene do cromossomo 6 . A 
dislexia, em nível cognitivo- lingüístico, reflete um déficit no componente específico 
da linguagem , o módulo fonológico, implicado no processamento dos sons
 da fala. Uma criança que tenha um genitor disléxico apresenta um risco
 importante de apresentar dislexia, sendo que 23 a 65 % delas
apresenta o distúrbio.

Um gene recentemente relacionado com a dislexia é chamado de DCDC2. Segundo
 o Dr. Jeffrey R. Gruen, geneticista da Universidade de Yale, Estados Unidos, 
ele é ativo nos centros da leitura do cérebro humano.


Outro gene, chamado Robo1, descoberto por Juha Kere, professor de genética
 molecular do Instituto Karolinska de Estocolmo, é um gene de desenvolvimento
 que guia conexões, chamadas axônios, entre os dois hemisférios do cérebro.

Pesquisadores dizem que um teste genético para a dislexia pode estar disponível 
dentro de  um ano. Crianças de famílias que têm história da dislexia poderão 
ser testadas. Se as crianças tiverem o risco genético, elas podem ser colocadas
 em programas precoces de intervenção.

O que se sente?

Sinais indicadores de dislexia:

✳ A dificuldade de ler, escrever e soletrar mostra-se por dificuldades
diferentes em cada faixa etária e acadêmica
✳ Pré-Escola, pré-alfabetização 
 Aquisição tardia da fala
 ✳ Pronunciação constantemente errada de algumas sílabas
 ✳ Crescimento lento do vocabulário
 ✳ Problemas em seguir rotinas
 ✳ Dificuldade em aprender cores, números e copiar seu próprio nome
 ✳ Falta de habilidade para tarefas motoras finas
 (abotoar, amarrar sapato, ...)
 ✳ Não conseguir narrar uma história conhecida em seqüência correta
 ✳ Não memorizar nomes ou símbolos
 ✳ Dificuldade em pegar uma bola

 Início do ensino fundamental - Alfabetização

Dificuldades mais identificadas : 

 ✳ Fala.
 ✳ Aprender o alfabeto
 ✳ Planejamento e execução motora de letras e números
 ✳ Preensão do lápis
 ✳ Motricidade fina e do esquema corporal.
 ✳ Separar e seqüenciar sons (ex: p – a – t – o )
 ✳ habilidades auditivas - rimas
 ✳ Discriminar fonemas de sons semelhantes: t /d; - g / j; - p / b.,
 ✳ Diferenciação de letras com orientação espacial: d /b ;- d / p; - n /u; - m / u
✳ Pequenas diferenças gráficas: e / a;- j / i;- n / m;- u /v
 ✳ Orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
 ✳ Orientação espacial (lateralidade difusa, confunde a direita e esquerda,
embaixo, em cima) execução da letra cursiva

Ensino Fundamental

Dificuldades mais identificadas: 

 ✳ Atraso na aquisição das competências da leitura e escrita. Leitura silábica,
decifratória. Nível de leitura abaixo do esperado para sua série e idade.
 ✳ Soletração de palavras
 ✳ Ler em voz alta diante da turma
 ✳ Supressão de letras: cavalo /caalo;-. biblioteca/bioteca; - bolacha / boacha
 ✳ Repetição de sílabas: pássaro / passassaro; camada / camamada
 ✳ Seqüência de letras em palavras Inversões parciais ou totais de sílabas
ou palavras (ai-ia; per-pré; fla-fal; me-em).
 ✳ Fragmentação incorreta: o menino joga bola - omeninojo gabola
planejar, organizar e conseguir terminar as tarefas dentro do tempo
enunciados de problemas matemáticos e figuras geométricas
elaboração de textos escritos expressão através da escrita
compreensão de piadas, provérbios e gírias
 ✳ Seqüências como: meses do ano, dias da semana, alfabeto, tabuada. mapas
copiar do quadro

Ensino Médio

Dificuldades mais identificadas: 


 ✳ Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas.
Leitura vagarosa e com muitos erros
 ✳ Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas
 ✳ Dificuldade em planejar e fazer redações
 ✳ Dificuldade para reproduzir histórias
 ✳ Dificuldade nas habilidades de memória
 ✳ Dificuldade de entender conceitos abstratos
 ✳ Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção
demasiada a pequenos detalhes
 ✳ Vocabulário empobrecido
 ✳ Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade

Ensino Superior / Universitário

Dificuldades mais identificadas: 

 ✳ Letra cursiva.
 ✳ Planejamento e organização.
 ✳ Horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem).
 ✳ Falta do hábito de leitura.
 ✳ Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas).

Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnóstico
multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, não confirmam
a dislexia. Os sintomas podem ser percebidos em casa mesmo antes da criança
 chegar na escola. Uma vez  identificado o problema de rendimento escolar,
 deve-se procurar ajuda especializada.

AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

A equipe multidisciplinar, incluindo Psicólogo, Fonoaudiólogo e Psicopedagogo
 Clínico inicia investigação detalhada e verifica a necessidade do parecer de
outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme
o caso. É muito importante o parecer da escola, dos pais, o levantamento
do histórico familiar e a evolução do paciente.

Outros fatores deverão ser descartados, como déficit intelectual, disfunções
ou deficiências auditivas e visuais, lesões cerebrais (congênitas e adquiridas),
desordens afetivas anteriores ao processo de fracasso escolar (com constantes
fracassos escolares o disléxico irá apresentar prejuízos emocionais, mas estes
 são conseqüências, não causa da dislexia).

A equipe multidisciplinar deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar
ou descartar o diagnóstico de dislexia.

Essa avaliação é importante tanto na identificação das causas das dificuldades
apresentadas, quanto permite orientar o encaminhamento adequado para
 o caso individualizado.

Não existe teste único, patognomônico (sinais/sintomas constantes,
caraterísticos da doença) de dislexia.

O diagnóstico deve ser realizado por profissional (ais) treinado (s),
empregando-se uma série de testes e observações, em geral, trabalhando em
 equipe multidisciplinar, que analisará o conjunto de manifestações de dificuldades

Testes auditivos e de visão podem ser os primeiros a serem solicitados.

Entre as avaliações mais solicitadas encontram-se testes: 

Cognitivos
Inteligência
Memória auditiva e visual
Discriminação auditiva e visual
Orientação
Fluência verbal
Testes com novas tecnologias
Tratamento após o diagnóstico de Dislexia.

Uma vez diagnosticada a dislexia, segundo as particularidades de cada
caso, o encaminhamento orientado permite abordagem mais eficaz e mais
proveitosa,  pois o profissional que assumir o caso não precisará de um
 tempo para identificação do problema, bem como terá ainda acesso
 a pareceres importantes.

Tendo conhecimento das causas das dificuldades, do potencial e
a individualidade do paciente, o profissional pode utilizar a linha terapêutica
 que achar mais conveniente para o caso particular. Os resultados devem
surgir de forma progressiva.

Em oposição à opinião de muitos se pode afirmar que o disléxico sempre
contorna suas dificuldades e acha seu caminho. O disléxico também tem sua
própria lógica e responde bem a situações que estejam associadas a
vivências concretas.

A harmonia entre o profissional coordenador e o paciente e sua família
 podem ser decisivos nos resultados. O mecanismo de programação por etapas,
 somente passando para a seguinte quando a anterior foi devidamente
absorvida, retornando às etapas anteriores sempre que necessário, deve ser
bem entendido pelo paciente e familiares

Sistema Cumulativo

Os serviços de educação especial podem incluir auxílio de especialistas,
tutorias  individuais, aulas especiais diárias. Cada indivíduo tem necessidades
diferentes, por isso o plano de tratamento deve ser individualizado. Da mesma
forma, é importante o apoio psicológico positivo, já que muitos estudantes com
 dificuldade de aprendizado têm auto-estima baixa.

Prevenção

Os transtornos de aprendizagem tendem a incidir em famílias e a
dislexia é um  deles. As famílias afetadas devem fazer o máximo esforço para
reconhecer precocemente a existência do problema.

Quando incide em famílias sem antecedentes, o diagnóstico pode ser feito na
 pré-escola, se os professores detectarem os primeiros sinais. A terapia precoce
 proporciona os melhores resultados

Mitos que não podem crescer

1- A dislexia é contagiosa? 
Não. Ela é usualmente hereditária.

2- Uma pessoa pode ser medianamente disléxica? 
Sim. Ninguém apresenta um quadro com todos os sinais de dislexia.

3- A dislexia é uma doença? 
Não.

4- A dislexia pode passar sem que se tome alguma providência? 
Não. Quanto antes ela é identificada e são tomadas as medidas de tratamento,
maiores podem ser os benefícios do tratamento.


DICA DE FILME

Somos Todos Diferentes / Como Estrelas na Terra

http://www.youtube.com/watch?v=fiftCor2cXM

SINOPSE:

Filme da produção de Bollywood , conta a história de uma criança que sofre
com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma
vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de
 novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as
 aulas nem focar sua atenção. 

Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com
muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar
com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa
dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de
 ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do
 irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar
cavalos selvagens.

 Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe
 que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o
diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um
 ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e
 vontade de viver. O filme é uma obra prima do ator e produtor Aamir Khan.

FONTES:

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?657

(Postado por: Madame Jolie)

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