O que é?
É uma dificuldade primária do aprendizado abrangendo: leitura, escrita, e
soletração ou uma combinação de duas ou três destas dificuldades.
Caracteriza-se por alterações quantitativas e qualitativas, total ou
parcialmente irreversíveis . É o distúrbio (ou transtorno)
soletração ou uma combinação de duas ou três destas dificuldades.
Caracteriza-se por alterações quantitativas e qualitativas, total ou
parcialmente irreversíveis . É o distúrbio (ou transtorno)
do aprendizado mais freqüentemente identificado na sala de aula. Está
relacionado, diretamente, à reprovação escolar, sendo causa de 15 % das
reprovações. Em nosso meio, entre alunos das séries iniciais (escolas regulares)
têm sido identificados problemas em cerca de 8 %. Estima-se que a dislexia
atinja 10 a 15 % da população mundial
relacionado, diretamente, à reprovação escolar, sendo causa de 15 % das
reprovações. Em nosso meio, entre alunos das séries iniciais (escolas regulares)
têm sido identificados problemas em cerca de 8 %. Estima-se que a dislexia
atinja 10 a 15 % da população mundial
Quem pode ser afetado?
A dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação,
condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela pode atingir igualmente
pessoas das raças branca, negra ou amarela, ricas e pobres, famosas
ou anônimas, pessoas inteligentes ou aquelas mais limitadas.
pessoas das raças branca, negra ou amarela, ricas e pobres, famosas
ou anônimas, pessoas inteligentes ou aquelas mais limitadas.
Qual a causa?
A dislexia tem sido relacionada a fatores genéticos, acometendo pacientes que
tenham familiares com problemas fonológicos, mesmo que não apresentem
dislexia. As alterações ocorreriam em um gene do cromossomo 6 . A
dislexia, em nível cognitivo- lingüístico, reflete um déficit no componente específico
da linguagem , o módulo fonológico, implicado no processamento dos sons
da fala. Uma criança que tenha um genitor disléxico apresenta um risco
importante de apresentar dislexia, sendo que 23 a 65 % delas
apresenta o distúrbio.
importante de apresentar dislexia, sendo que 23 a 65 % delas
apresenta o distúrbio.
Um gene recentemente relacionado com a dislexia é chamado de DCDC2. Segundo
o Dr. Jeffrey R. Gruen, geneticista da Universidade de Yale, Estados Unidos,
ele é ativo nos centros da leitura do cérebro humano.
Outro gene, chamado Robo1, descoberto por Juha Kere, professor de genética
molecular do Instituto Karolinska de Estocolmo, é um gene de desenvolvimento
que guia conexões, chamadas axônios, entre os dois hemisférios do cérebro.
Pesquisadores dizem que um teste genético para a dislexia pode estar disponível
dentro de um ano. Crianças de famílias que têm história da dislexia poderão
ser testadas. Se as crianças tiverem o risco genético, elas podem ser colocadas
em programas precoces de intervenção.
O que se sente?
Sinais indicadores de dislexia:
✳ A dificuldade de ler, escrever e soletrar mostra-se por dificuldades
diferentes em cada faixa etária e acadêmica
diferentes em cada faixa etária e acadêmica
✳ Pré-Escola, pré-alfabetização
✳Aquisição tardia da fala
✳ Pronunciação constantemente errada de algumas sílabas
✳ Crescimento lento do vocabulário
✳ Problemas em seguir rotinas
✳ Dificuldade em aprender cores, números e copiar seu próprio nome
✳ Falta de habilidade para tarefas motoras finas
(abotoar, amarrar sapato, ...)
(abotoar, amarrar sapato, ...)
✳ Não conseguir narrar uma história conhecida em seqüência correta
✳ Não memorizar nomes ou símbolos
✳ Dificuldade em pegar uma bola
Início do ensino fundamental - Alfabetização
Dificuldades mais identificadas :
✳ Fala.
✳ Aprender o alfabeto
✳ Planejamento e execução motora de letras e números
✳ Preensão do lápis
✳ Motricidade fina e do esquema corporal.
✳ Separar e seqüenciar sons (ex: p – a – t – o )
✳ habilidades auditivas - rimas
✳ Discriminar fonemas de sons semelhantes: t /d; - g / j; - p / b.,
✳ Diferenciação de letras com orientação espacial: d /b ;- d / p; - n /u; - m / u
✳ Pequenas diferenças gráficas: e / a;- j / i;- n / m;- u /v
✳ Pequenas diferenças gráficas: e / a;- j / i;- n / m;- u /v
✳ Orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
✳ Orientação espacial (lateralidade difusa, confunde a direita e esquerda,
embaixo, em cima) execução da letra cursiva
embaixo, em cima) execução da letra cursiva
Ensino Fundamental
Dificuldades mais identificadas:
✳ Atraso na aquisição das competências da leitura e escrita. Leitura silábica,
decifratória. Nível de leitura abaixo do esperado para sua série e idade.
decifratória. Nível de leitura abaixo do esperado para sua série e idade.
✳ Soletração de palavras
✳ Ler em voz alta diante da turma
✳ Supressão de letras: cavalo /caalo;-. biblioteca/bioteca; - bolacha / boacha
✳ Repetição de sílabas: pássaro / passassaro; camada / camamada
✳ Seqüência de letras em palavras Inversões parciais ou totais de sílabas
ou palavras (ai-ia; per-pré; fla-fal; me-em).
ou palavras (ai-ia; per-pré; fla-fal; me-em).
✳ Fragmentação incorreta: o menino joga bola - omeninojo gabola
planejar, organizar e conseguir terminar as tarefas dentro do tempo
enunciados de problemas matemáticos e figuras geométricas
elaboração de textos escritos expressão através da escrita
compreensão de piadas, provérbios e gírias
✳ Seqüências como: meses do ano, dias da semana, alfabeto, tabuada. mapas
copiar do quadro
Ensino Médio
Dificuldades mais identificadas:
✳ Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas.
✳ Leitura vagarosa e com muitos erros
✳ Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas
✳ Dificuldade em planejar e fazer redações
✳ Dificuldade para reproduzir histórias
✳ Dificuldade nas habilidades de memória
✳ Dificuldade de entender conceitos abstratos
✳ Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção
demasiada a pequenos detalhes
demasiada a pequenos detalhes
✳ Vocabulário empobrecido
✳ Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade
Ensino Superior / Universitário
Dificuldades mais identificadas:
✳ Letra cursiva.
✳ Planejamento e organização.
✳ Horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem).
✳ Falta do hábito de leitura.
✳ Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas).
Diagnóstico
Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnóstico
multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, não confirmam
a dislexia. Os sintomas podem ser percebidos em casa mesmo antes da criança
chegar na escola. Uma vez identificado o problema de rendimento escolar,
deve-se procurar ajuda especializada.
multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, não confirmam
a dislexia. Os sintomas podem ser percebidos em casa mesmo antes da criança
chegar na escola. Uma vez identificado o problema de rendimento escolar,
deve-se procurar ajuda especializada.
AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
A equipe multidisciplinar, incluindo Psicólogo, Fonoaudiólogo e Psicopedagogo
Clínico inicia investigação detalhada e verifica a necessidade do parecer de
outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme
o caso. É muito importante o parecer da escola, dos pais, o levantamento
do histórico familiar e a evolução do paciente.
Clínico inicia investigação detalhada e verifica a necessidade do parecer de
outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme
o caso. É muito importante o parecer da escola, dos pais, o levantamento
do histórico familiar e a evolução do paciente.
Outros fatores deverão ser descartados, como déficit intelectual, disfunções
ou deficiências auditivas e visuais, lesões cerebrais (congênitas e adquiridas),
desordens afetivas anteriores ao processo de fracasso escolar (com constantes
fracassos escolares o disléxico irá apresentar prejuízos emocionais, mas estes
são conseqüências, não causa da dislexia).
ou deficiências auditivas e visuais, lesões cerebrais (congênitas e adquiridas),
desordens afetivas anteriores ao processo de fracasso escolar (com constantes
fracassos escolares o disléxico irá apresentar prejuízos emocionais, mas estes
são conseqüências, não causa da dislexia).
A equipe multidisciplinar deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar
ou descartar o diagnóstico de dislexia.
ou descartar o diagnóstico de dislexia.
Essa avaliação é importante tanto na identificação das causas das dificuldades
apresentadas, quanto permite orientar o encaminhamento adequado para
o caso individualizado.
apresentadas, quanto permite orientar o encaminhamento adequado para
o caso individualizado.
Não existe teste único, patognomônico (sinais/sintomas constantes,
caraterísticos da doença) de dislexia.
caraterísticos da doença) de dislexia.
O diagnóstico deve ser realizado por profissional (ais) treinado (s),
empregando-se uma série de testes e observações, em geral, trabalhando em
equipe multidisciplinar, que analisará o conjunto de manifestações de dificuldades
empregando-se uma série de testes e observações, em geral, trabalhando em
equipe multidisciplinar, que analisará o conjunto de manifestações de dificuldades
Testes auditivos e de visão podem ser os primeiros a serem solicitados.
Entre as avaliações mais solicitadas encontram-se testes:
Cognitivos
Inteligência
Memória auditiva e visual
Discriminação auditiva e visual
Orientação
Fluência verbal
Testes com novas tecnologias
Tratamento após o diagnóstico de Dislexia.
Uma vez diagnosticada a dislexia, segundo as particularidades de cada
caso, o encaminhamento orientado permite abordagem mais eficaz e mais
proveitosa, pois o profissional que assumir o caso não precisará de um
tempo para identificação do problema, bem como terá ainda acesso
a pareceres importantes.
caso, o encaminhamento orientado permite abordagem mais eficaz e mais
proveitosa, pois o profissional que assumir o caso não precisará de um
tempo para identificação do problema, bem como terá ainda acesso
a pareceres importantes.
Tendo conhecimento das causas das dificuldades, do potencial e
a individualidade do paciente, o profissional pode utilizar a linha terapêutica
que achar mais conveniente para o caso particular. Os resultados devem
surgir de forma progressiva.
a individualidade do paciente, o profissional pode utilizar a linha terapêutica
que achar mais conveniente para o caso particular. Os resultados devem
surgir de forma progressiva.
Em oposição à opinião de muitos se pode afirmar que o disléxico sempre
contorna suas dificuldades e acha seu caminho. O disléxico também tem sua
própria lógica e responde bem a situações que estejam associadas a
vivências concretas.
contorna suas dificuldades e acha seu caminho. O disléxico também tem sua
própria lógica e responde bem a situações que estejam associadas a
vivências concretas.
A harmonia entre o profissional coordenador e o paciente e sua família
podem ser decisivos nos resultados. O mecanismo de programação por etapas,
somente passando para a seguinte quando a anterior foi devidamente
absorvida, retornando às etapas anteriores sempre que necessário, deve ser
bem entendido pelo paciente e familiares
podem ser decisivos nos resultados. O mecanismo de programação por etapas,
somente passando para a seguinte quando a anterior foi devidamente
absorvida, retornando às etapas anteriores sempre que necessário, deve ser
bem entendido pelo paciente e familiares
Sistema Cumulativo
Os serviços de educação especial podem incluir auxílio de especialistas,
tutorias individuais, aulas especiais diárias. Cada indivíduo tem necessidades
diferentes, por isso o plano de tratamento deve ser individualizado. Da mesma
forma, é importante o apoio psicológico positivo, já que muitos estudantes com
dificuldade de aprendizado têm auto-estima baixa.
tutorias individuais, aulas especiais diárias. Cada indivíduo tem necessidades
diferentes, por isso o plano de tratamento deve ser individualizado. Da mesma
forma, é importante o apoio psicológico positivo, já que muitos estudantes com
dificuldade de aprendizado têm auto-estima baixa.
Prevenção
Os transtornos de aprendizagem tendem a incidir em famílias e a
dislexia é um deles. As famílias afetadas devem fazer o máximo esforço para
reconhecer precocemente a existência do problema.
dislexia é um deles. As famílias afetadas devem fazer o máximo esforço para
reconhecer precocemente a existência do problema.
Quando incide em famílias sem antecedentes, o diagnóstico pode ser feito na
pré-escola, se os professores detectarem os primeiros sinais. A terapia precoce
proporciona os melhores resultados
pré-escola, se os professores detectarem os primeiros sinais. A terapia precoce
proporciona os melhores resultados
Mitos que não podem crescer
1- A dislexia é contagiosa?
Não. Ela é usualmente hereditária.
2- Uma pessoa pode ser medianamente disléxica?
Sim. Ninguém apresenta um quadro com todos os sinais de dislexia.
3- A dislexia é uma doença?
Não.
4- A dislexia pode passar sem que se tome alguma providência?
Não. Quanto antes ela é identificada e são tomadas as medidas de tratamento,
maiores podem ser os benefícios do tratamento.
maiores podem ser os benefícios do tratamento.
http://www.youtube.com/watch?v=fiftCor2cXM
SINOPSE:
Filme da produção de Bollywood , conta a história de uma criança que sofre
com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma
vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de
novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as
aulas nem focar sua atenção.
com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma
vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de
novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as
aulas nem focar sua atenção.
Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com
muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar
com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa
dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de
ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do
irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar
cavalos selvagens.
muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar
com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa
dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de
ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do
irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar
cavalos selvagens.
Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe
que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o
diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um
ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e
vontade de viver. O filme é uma obra prima do ator e produtor Aamir Khan.
que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o
diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um
ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e
vontade de viver. O filme é uma obra prima do ator e produtor Aamir Khan.
FONTES:
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